RELIGIOSAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ - 191 ANOS DE EXISTÊNCIA!!!

O Instituto das Religiosas da Instrução Cristã - 118 ANOS EM TERRAS BRASILEIRAS


É muito mais que o próprio nome diz... Ele é para nós, o ar que respiramos
O ar da alegria, o ar juvenil;
É o espírito que nos envolve, fortalece e torna-nos aptas a levar adiante o que ele é.
Independente de quem nele entre para ficar, impregnar-se dele até doar nele a vida; gesto louvável!
Mas ele é. Independente de quem, por mera curiosidade, distração, ou por chamado, passa por ele e segue sua vida por outros caminhos.... 

Ele é: Um lugar onde centenas de mulheres consagradas a Deus, no ontem, no hoje e no amanhã da própria história que aqui se vive, fizeram, fazem e farão diferença no mundo, por um jeito nobre, porém, simples de ser. Pois esse deve ser o nosso jeito. A simplicidade inclui a alegria sincera, o acolhimento, o serviço amoroso, enfim, o "sacrificar-se e consagrar-se inteiramente à juventude".

Onde visualizá-lo? Onde estiver uma Religiosa da Instrução Cristã, pois ela, envolvida pelo espírito de fé e de obediência, revela, na alegria e aceitação da vontade de Deus, que vale à pena viver agora, como Deus quer; e revela, também, que ser de Deus e para Deus, não é pesado; pois quem se deixa impregnar desse espírito, carrega em si a leveza do próprio amor, pois o amor, é brisa suave;

O espírito de caridade e de zelo da Religiosa da Instrução cristã, faz dela, "verdadeira serva de Deus por seus trabalhos", buscando "em tudo amar e servir", como ensina  Inácio de Loyola, santo que inspirou a espiritualidade deste Instituto.
Ainda por sua vida, que deve ser simples e abnegada, a Religiosa da Instrução Cristã, revela, não obstante suas limitações, que vale à pena viver em busca dos verdadeiros bens, os bens eternos, pois sabem que els não passam, e além disso, a busca desses bens, deixa uma paz tão profunda, que é impossível explicar. só o rosto feliz e sereno da Religiosa da Instrução Cristã, revelará isso.

Hoje, toda a nossa homenagem a esse querido Instituto, que desde 1823 faz história na Igreja e no mundo, graças a coragem, ousadia, firmeza, bondade, perseverança, espírito de fé e de obediência de MADRE AGATHE VERHELLE, jovem decidida e cheia de amor a Deus e aos Irmãos, especialmente os jovens, por cuja causa doou sua vida até o fim.

Hoje, aos 191 anos, seguimos nele, felizes e muito gratas a Deus porque, embora indignas, fomos chamadas a dar continuidade a esta história , entregando-nos, inteiramente a Deus, neste Instituto, com todos os seus erros e suas virtudes, em suas alegrias e tristezas, em suas quedas e soerguimentos, em sua infâmia ou boa reputação... "correndo a passos largos, em direção à Pátria que nos aguarda, a celeste, sem jamais almejar outra coisa, senão o maior interesse de Deus.

PARABÉNS PELOS 191 ANOS DE HISTÓRIA TRANSFORMADORA DE MUITOS... E 118 ANOS NO BRASIL!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESPIRAR... O AR!

HOMENAGEM À QUERIDA IRMÃ BERNARDA

É TEMPO DE VIVER A ESPERANÇA, O AMOR E A MISERICÓRDIA!